Diálogos Brasil-Berlim: O Brasil em meio a múltiplas crises - palestras de fevereiro

Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, o Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI) da Freie Universität Berlin (FU Berlin) vem realizando a série de eventos virtuais ‘Diálogos Brasil-Berlim”, que pretende discutir os atuais desenvolvimentos no Brasil a partir dos anos 90. As atividades promovem debate qualificado entre especialistas, jornalistas, artistas, ativistas e parlamentares no Brasil e na Alemanha.  

Serão, ao todo, nove sessões, divididas entre mesas-redondas e conferências. Em ambos os formatos, além da apresentação dos convidados, haverá tempo para discussão entre os participantes do painel e perguntas do público, que poderão ser enviadas pelo chat de transmissão do evento. 

A programação de fevereiro está disponível abaixo:

2 de fevereiro de 2021 | Direitos Humanos sob ataque: desafios e perspectivas
Sob o lema “direitos humanos para humanos direitos”, o conservadorismo de direita no Brasil tem desafiado o caráter universal e indivisível dos direitos humanos. Os instrumentos de proteção dos direitos humanos vêm sendo sistematicamente debilitados, enquanto pessoas dedicadas à sua defesa vêm sendo ameaçadas e criminalizadas. O painel discute estas ameaças e as reações a elas por parte da sociedade civil, do Judiciário e dos organismos internacionais de controle.

Convidados: Oscar Vilhena Vieira, jurista da FGV; Paulo César Carbonari, Movimento Nacional de Direitos Humanos; Bianca Santana, Coalizão Negra e Sônia Guajajara, Liderança Indígena.

Coordenação da mesa: Stefan Ofteringer, MISEREOR e Camila Abreu, FDCL.

9 de fevereiro de 2021 | Alemanha-Brasil: convergências e divergências
A estreita cooperação germano-brasileira nos planos econômico, científico, da sociedade civil e da cultura implica responsabilidades mútuas. O painel discutirá as relações entre os dois países nestes diversos âmbitos.

Convidados: Daisy Ribeiro, Terra de Direitos; Júlia Esther Castro França, Processo de Articulação e Diálogo; Omid Nouripour, Deputado Federal da Alemanha, Bündnis 90, Partido Verde; Heike Hansel, Deputada Federal da Alemanha, Partido A Esquerda e Yasmin Fahimi (a confirmar), Deputada Federal da Alemanha, Partido Social Democrata.

Coordenação da mesa: Christian Russau, FDCL Acionistas Críticos e Birte Keller, Fundação Rosa Luxemburgo.

16 de fevereiro de 2021 | Perspectivas: Reconstruindo nosso futuro comum
Neste painel de encerramento, serão discutidos projetos e visões da sociedade civil e iniciativas democráticas para gerir e superar o quadro de crise múltipla apontado pelo evento.

Painel de encerramento.

A série de eventos será realizada em português e alemão, com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo Zoom. No canal do YouTube do Mecila haverá transmissão com o áudio original do evento. Os eventos acontecerão sempre às terças-feiras, das 14h às 16h, no horário de Brasília, e das 18h às 20h, no horário de Berlim.

Confira mais informações sobre a série de eventos no link disponível no infobox abaixo.

*Esta série é uma cooperação da Fundação Heinrich Böll com: Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI) da Freie Universität Berlin, Fundação Friedrich Ebert (FES), Fundação Rosa Luxemburg (RLS), Fórum América Latina (LAF), Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina/Iniciativa Brasil-Berlim (FDCL/BIB), MISEREOR, Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila) e Global South Studies Center (GSSC) da Universität zu Köln.

Informações sobre o evento

2 de fevereiro de 2021, 14:00 até 16 de fevereiro de 2021, 16:00

On-line
Organizador: Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI) da Freie Universität Berlin