Parceria Brasil-Alemanha estimula indústrias, entidades setoriais e órgãos públicos a inovarem ao longo da cadeia de alimentos
Sediada no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a nova plataforma de inovação Fraunhofer para novos sistemas alimentares (FIP-NFS@ITAL) integrará seis órgãos de pesquisa da Secretaria de Agricultura de SP com o instituto alemão Fraunhofer IVV.
O início da cooperação se deu em 2013 com a formatação do Centro de Projetos Fraunhofer para Inovações em Alimentos e Biorecursos no ITAL (FPC@ITAL) e desde então mais de 10 projetos de pesquisa foram executados e outras diversas propostas conjuntas submetidas a programas específicos. Visando dar continuidade a esta exitosa cooperação, foi criada em 2021 a FIP-NFS@ITAL.
As competências complementares dos vários membros do FIP, bem como a estreita e bem sucedida cooperação de longo termo, constituem a base para a implementação desta plataforma e seus cria em todos seus projetos de pesquisa um ambiente diverso e multidisciplinar.
O principal objetivo do FIP-NFS @ ITAL é fornecer soluções inovadoras para as indústrias alimentícia, agrícola e de embalagens e desenvolver novas aplicações até que estejam prontas para o mercado. A pesquisa se concentra nas áreas de proteínas alternativas, o uso de coprodutos do processamento de alimentos, sistemas integrados de produção e novos materiais à base de plantas para embalagem. Os tópicos de pesquisa estão alinhados às tendências de mercado mais importantes dos dois países. O FIP-NFS@ITAL promove assim a interação entre empresas alemãs e brasileiras e cria um ambiente para o estabelecimento de start-ups de base tecnológica.
Na liderança da FIP-NFS@ITAL estão Eloísa Garcia, diretora geral do Ital, e Peter Eisner, vice-diretor do Fraunhofer IVV, diretora e vice-diretor da plataforma, respectivamente. Ambos são apoiados no Brasil pelo Diretor do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Landell, Alessandra Souza (Chefe de Planejamento de Pesquisa do IAC), Claire Sarantópoulos (Chefe de Planejamento de Pesquisa do ITAL) e Gisele Camargo (Diretora Adjunta do ITAL) . Magdalena Spicher (assistente de pesquisa) complementará o suporte ao Fraunhofer IVV.
A equipe FIP-NFS @ ITAL é assessorada por Luis Madi (Chefe do Departamento de Assuntos Institucionais da ITAL), Sergio Tutui (Diretor Geral da APTA), Andrea Mandalka (responsável pelo desenvolvimento regional de negócios na América Latina na Fraunhofer-Gesellschaft) e Petra Beer (Departamento de projetos e redes internacionais de pesquisa da Fraunhofer-Gesellschaft), bem como um conselho consultivo multidisciplinar composto por representantes de empresas, associações industriais e instituições públicas. A principal tarefa deste conselho consultivo é alinhar as atividades do FIP-NFS @ ITAL com as demais tendências e demandas do setor.
“O conselho foi criado com o principal objetivo de estabelecer, dentro do escopo de suas atividades e projetos de pesquisa aplicada entre o Fraunhofer IVV e as instituições de pesquisa da Apta, um canal de comunicação direto com as empresas de ingredientes, alimentos e embalagem, as entidades setoriais e os órgãos públicos dos dois países”, ressaltou o coordenador da Apta Dr. Sérgio Tutui. “Esperamos criar um ambiente de interação e de fomento da inovação com diferentes visões estratégicas que direcionem pesquisas e projetos e, ao mesmo tempo, equilibrar essas atividades com outras demandas tecnológicas e oportunidades no campo da bioeconomia, enquanto promovemos a cooperação internacional e o intercâmbio científico”, completou.
Fonte: Fraunhofer