Colóquio Internacional – O Julgamento Eichmann em Perspectiva Transmedial: Figuras da Memória, do Direito e da Justiça em Literatura e Cinema
Responsável durante a 2ª Guerra Mundial pela deportação de milhares de judeus para campos de concentração, Adolf Eichmann foi condenado em 1961 após um longo julgamento realizado em Jerusalém, que recebeu a atenção de toda a imprensa internacional.
Por ocasião do 60º aniversário da condenação de Eichmann, será realizado entre os dias 4 e 6 de abril o Colóquio Internacional “O Julgamento Eichmann em Perspectiva Transmedial: Figuras da Memória, do Direito e da Justiça em Literatura e Cinema”.
Organizada pelos leitorados do DAAD em São Paulo (@daadusp) e Buenos Aires, em cooperação com a Cátedra Libre Walter Benjamin (Universidade de Buenos Aires), o evento tem como objetivo analisar a repercussão cinematográfica e literária do julgamento nas esferas públicas na Alemanha, na Argentina, no Brasil e em Israel, além de suas consequências para o discurso jurídico e cultural a respeito do Holocausto.
O colóquio acontecerá de forma híbrida: presencialmente no Centro Cultural Paco Urondo, em Buenos Aires, e em versão online por meio da plataforma Zoom. O link da transmissão estará disponível durante os dias do colóquio no site do evento. Os idiomas dos painéis e debates serão espanhol, português e alemão. O programa completo da conferência pode ser conferido aqui.
O evento faz parte do projeto “O Julgamento Eichmann: Culturas da Memória entre Alemanha, Israel e América do Sul”, uma iniciativa do Dr. Christian Ernst, leitor do DAAD e professor visitante na Universidade de São Paulo, e do Dr. Patrick Eser, leitor do DAAD e professor visitante na Cátedra libre Walter Benjamin da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Fonte: DAAD Brasil
Informações sobre o evento
4 até 6 de abril de 2022
On-line
Organizador: DAAD