ERC-Confap-CNPq: Chamada aberta para intercâmbio de pesquisadores brasileiros em projetos na Alemanha e resto da Europa
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão com chamada 2023 do programa ERC-Confap-CNPq aberta. Ela visa promover o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e equipes de projetos financiados na Europa pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). As inscrições se encerram no dia 15 de janeiro de 2024.
Podem participar pesquisadores brasileiros que já tenham concluído o doutorado e sejam atuantes em uma das diversas áreas estabelecidas pelo Conselho – cuja listagem está no edital. A ideia é que os selecionados estabeleçam parceria de pesquisa com um investigador principal já financiado pela ERC. O início dos trabalhos está previsto para o primeiro semestre de 2024.
As fundações de amparo à pesquisa estaduais que aderiram à chamada (veja a lista abaixo) irão financiar as despesas de viagem; já custos de permanência podem ser pagos pela ERC, a depender do projeto.
Segundo a Confap, em 2022, 945 projetos financiados pelo ERC demonstraram interesse em receber brasileiros. Mais informações estão no edital da chamada e as inscrições são feitas exclusivamente on-line, por meio deste link.
Fundações de amparo que participam desta chamada:
- Fundação Araucária (Paraná);
- FAPEAM (Amazonas);
- FAPEG (Goiás);
- FAPEMA (Maranhão);
- FAPEMIG (Minas Gerais);
- FAPEPI (Piauí);
- FAPERGS (Rio Grande do Sul);
- FAPERJ (Rio de Janeiro);
- FAPES (Espírito Santo);
- FAPESB (Bahia);
- FAPESC (Santa Catarina);
- FAPESP (São Paulo);
- FAPESPA (Pará);
- FAPESQ (Paraíba);
- FAPT (Tocantins);
- FUNCAP (Ceará);
- FUNDECT (Mato Grosso do Sul);
- FAPERO (Rondônia);
- FAPDF (Distrito Federal).