Cátedra Brasil da Universidade de Münster tem chamadas em ciências humanas e biológicas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Münster publicaram no começo de novembro o edital do Programa Cátedra Brasil, com chamadas em duas áreas diferentes – uma em ciências humanas, a outra em ciências biológicas e saúde. A (o) selecionada (o) na modalidade cátedra poderá indicar, após a aprovação, um(a) bolsista de pós-doutorado e outro(a) de doutorado sanduíche.
Os prazos de candidatura variam de acordo com a área. A primeira chamada, com tema “Agonistic Plurality. Deep disagreements and fundamental conflicts as a challenge to pluralist societies” (ciências humanas), recebe inscrições até as 17h (BRT) de 19 de fevereiro de 2024. O início das atividades está previsto para o período entre setembro e novembro de 2024.
Já a segunda chamada, intitulada “Modelling Infection Disease Dynamics for Epidemiologic Management” (biológicas e saúde), recebe candidaturas a partir de 1º de agosto de 2024 até 30 de outubro de 2024 (17h BRT), com início previsto entre setembro e novembro de 2025.
As bolsas têm duração de seis a 18 meses, no caso do (a) selecionado (a) para cátedra, dividido em até três partes, e de seis a 12 meses, para pós-doutorado e doutorado sanduíche. As atividades serão desenvolvidas na Universidade de Münster, com financiamento a cargo da Capes – que inclui mensalidade, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde e adicional de localidade, se aplicável.
Para se candidatar à cátedra, o pesquisador deve ter obtido o doutorado há pelo menos 15 anos, e ter ao menos 15 anos de experiência profissional em sua área de expertise, além de não ter recebido bolsa ou benefício para a mesma modalidade (cátedra no exterior) nos últimos 24 meses. A lista completa de requisitos, as instruções para inscrição e demais dúvidas estão no edital da chamada.