Morre, aos 62 anos, Michael Rosenauer, diretor nacional da GIZ Brasil
Morreu no dia 17 de maio de 2024, aos 62 anos, o diretor nacional da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no Brasil, Michael Rosenauer, de causas naturais. A notícia do falecimento foi divulgada no dia 21 de maio pela instituição.
Nascido em Oelsnitz, na então Alemanha Oriental, assumiu em 2018 a direção do GIZ Brasil.Antes de chegar ao país, atuou em projetos em Peru, Paraguai, Bolívia e Cuba, tendo sido um especialista em América Latina.
O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo lamenta a perda tão precoce de Rosenauer e se junta a familiares, amigos e companheiros de trabalho neste momento triste.
Leia o comunicado divulgado pela GIZ Brasil nas redes sociais:
Com imenso pesar, a GIZ Brasil comunica o falecimento do nosso diretor nacional Michael Rosenauer, aos 62 anos. Sua despedida se deu na noite da sexta-feira, 17 de maio, de forma repentina e por causas naturais.
Nascido na pequena cidade de Oelsnitz, na então Alemanha Oriental, se formou sociólogo nos anos 80, especializando-se, desde então em América Latina. A partir daí, é nos países dessa região que Michael Rosenauer passa a dedicar seus maiores esforços para transformar realidades, tendo o desenvolvimento sustentável como sua maior bandeira. Em uma carreira notória, atuou em projetos ou programas para países como Cuba, Paraguai, Bolívia, Peru, encerrando sua trajetória como líder da GIZ Brasil e de seus/suas 350 colaboradores/as.
Após atuar em diferentes países da América Latina, assumiu a direção da GIZ Brasil em 2018 e deixa um legado extraordinário, que revela sua grandeza, suas paixões e sua robusta contribuição para a construção de um mundo mais justo.
Michael era também marido, pai de dois filhos e avô de um neto. Um homem apaixonado pela família, pela natureza, por explorar o mundo, por conhecer suas culturas e seus sabores, já que a culinária era um de seus grandes prazeres.
Nossa empresa tem a honra e a responsabilidade de manter seu legado e de dar continuidade a seu trabalho. Sua trajetória servirá de inspiração para todos e todas nós e a lembrança que ficará em nossas memórias é a de sua grandeza, retidão, competência e paixão pela vida e pela natureza.
Informamos que aqueles e aquelas que desejarem enviar suas condolências por escrito, poderão fazê-lo por meio do e-mail giz-brasilien@giz.de.
Nossos mais profundos agradecimentos e admiração, Michael.
Descanse em paz.