Encontro em Berlim destaca papel da rede DWIH na busca de soluções via cooperação internacional
A rede mundial de Centros Alemães de Ciência e Inovação (DWIH) realizou no dia 26 de junho seu Netzwerktag (“Dia da Rede”), uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pelos centros em todo o mundo e identificar as potencialidades do trabalho de cooperação internacional. O evento, que aconteceu em Berlim, reuniu cerca de uma centena de pessoas, entre palestrantes, representantes de universidades e interessados no trabalho da rede.
Cinco dos seis centros – São Paulo, Tóquio, Nova Delhi, Nova York e San Francisco – compartilharam com os presentes seus projetos e perspectivas para os próximos meses.
Anke Reiffenstuel, representante do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha para área de política educacional, pesquisa, ciência e cultura, reforçou o compromisso do ministério com os centros, destacando a importância da “Science Diplomacy” e ressaltando o papel da rede DWIH na busca de soluções para problemas globais por meio de cooperações internacionais.
O DWIH São Paulo foi representado pelo gerente executivo Marcio Weichert. Ao menos 18 dos 29 cooperadores do centro sediado no Brasil estiveram no encontro, atestando a relevância do serviço prestado na capital paulista às instituições.
“Ficamos felizes em constatar que há interesse de mais universidades e de instituições não universitárias no trabalho da rede DWIH, em especial do nosso em São Paulo”, disse. Após o evento, Weichert e os representantes dos cooperadores seguiram para outro encontro, na Embaixada do Brasil em Berlim, promovido pela Berlin Alliance University.
Como uma rede global, o DWIH facilita a presença conjunta de inovadores alemães nas regiões-alvo. Por meio de uma ampla gama de atividades e eventos, os centros oferecem às organizações científicas alemãs e às empresas de base científica uma plataforma para intercâmbio internacional e networking.