UA Ruhr se torna cooperadora plena do DWIH São Paulo; BAM, Leuphana Universität Lüneburg e Uni Rostock se juntam à rede
O Conselho Consultivo do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo aceitou no final de outubro de 2024 novos cooperadores, que integrarão a rede do Centro. A Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr) mudou seu status e, agora, é cooperadora plena; já Bundesanstalt für Materialforschung und Prüfung (BAM), Leuphana Universität Lüneburg e Universität Rostock foram incluídas e se tornaram cooperadoras associadas. A Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.) passou de plena a associada.
A rede DWIH adotou o modelo de associação com o objetivo de dar visibilidade às instituições alemãs de ensino, fomento, pesquisa, representações de estado e outros no Brasil. Ele possibilita aos protagonistas da ciência alemã estreitarem relações com parceiros no Brasil e firmarem novas relações. A categoria “cooperador pleno” refere-se à instituição que possui representante próprio no Brasil, geralmente através de escritório físico no Centro Alemão. Já a categoria “cooperador associado” refere-se à instituição que possui representação remota, e que mesmo assim deseja se engajar em projetos no Brasil. O DWIH São Paulo destina parte de sua verba para projetos dessas instituições, como eventos e concursos abertos ao público.
As instituições desempenham papeis importantes no cenário de pesquisa, educação e inovação na Alemanha, e, agora, incrementam sua participação na cooperação Brasil-Alemanha. Com as inclusões, o total, entre plenos e associados, chega a 32, mantendo o DWIH São Paulo na liderança no número de cooperadores na rede mundial de Centros Alemães.
Saiba mais sobre as cooperadoras:
UA Ruhr
A UA Ruhr reúne a Universität Duisburg-Essen, a Ruhr-Universität Bochum e a TU Dortmund University. São as melhores universidades da região, que figuram nos rankings mundiais e oferecem cursos em quase todas as áreas do conhecimento. Como cooperadora associada, a UA Ruhr já mantinha parcerias com universidades brasileiras, o que deve aumentar agora que mudou para a categoria “plena” e terá uma representação fixa na sede do DWIH São Paulo.
Com aproximadamente 110 mil estudantes e 14 mil pesquisadores, a UA Ruhr é um dos grandes centros de ciência e pesquisa na Alemanha. Atualmente, a aliança tem 570 programas de graduação, com 16 mil graduandos, e, na pós-graduação, conta com 21 centros de pesquisa colaborativos e já distribuiu cerca de € 440 milhões em bolsas e financiamentos.
Bundesanstalt für Materialforschung und Prüfung (BAM)
A BAM é um órgão vinculado ao Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, responsável por determinar padrões de segurança em tecnologia e química no território alemão e no mercado global. Cerca de 1.500 pessoas, de mais de 55 países, trabalham na BAM. A instituição tem sede em Berlim e Horstwalde.
Sucessora do Staatliches Materialprüfungsamt e da Chemisch-Technische Reichsanstalt, a BAM se dedica à implementação de testes físicos e químicos de materiais, a promover conhecimento e transferência de tecnologia, a cooperar no desenvolvimento de marcos regulatórios e aconselhar o governo alemão, a indústria e outros organismos internacionais nos campos de tecnologia de materiais e química.
Universität Rostock
Fundada em 1419, a Universität Rostock é a mais antiga da região do mar Báltico. Possui nove faculdades “tradicionais” e uma de caráter interdisciplinar, com quatro departamentos: Vida, Luz e Matéria; Sistemas Marítimos; Envelhecimento do Indivíduo e da Sociedade; e Conhecimento – Cultura – Transformação. No semestre de inverno 2023/2024, havia 12,7 mil estudantes matriculados.
A Universität Rostock oferece 45 cursos de bacharelado e 57 de master, dentre outros, e participa de programas da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa. Entre 2019 e 2023, formou 1.467 doutores e, somente no ano passado, deu entrada no pedido de 23 patentes.
Leuphana Universität Lüneburg
Fundada em 2005, a Leuphana Universität Lüneburg é resultado de uma fusão de universidades e possui cursos de bacharelado, master, doutorado e de formação profissional. A instituição tem força nas áreas de educação, estudos culturais, administração e tecnologia, public affairs e estudos de sustentabilidade.
O Brasil é um país importante para a Leuphana. Ao menos uma dezena de professores já estabeleceram vínculos com pesquisadores, projetos e instituições no país, e recebe, inclusive, estudantes brasileiros de universidades federais como a do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Carlos (UFSCar). A sede da instituição fica em Lüneburg.
Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.)
A Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.) é uma instituição de utilidade pública com mais de mil organizações parceiras no mundo, incluindo o Brasil. Na Alemanha, é referência em provas de proficiência em alemão (TestDaF, onSET) e de aptidão acadêmica (TestAS, dMAT) para acesso ao ensino superior de estudantes internacionais. Disponibiliza também uma plataforma on-line de aprendizado (Deutsch-Uni Online).
Membros da g.a.s.t. são a Conferência de Reitores das Universidades, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Goethe-Institut, as Universidades de Bochum, Hagen, Leipzig e Munique, a Associação Alemão como Língua Estrangeira e o Grupo de Trabalho dos Centros de Idiomas Universitários. A partir de 2024, a g.a.s.t. se tornou cooperadora associada do DWIH São Paulo.