BAYLAT apresenta suas atividades em congresso de dialetologia e sociolingüística em Augsburgo

© BAYLAT

O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) participou de 8 a 11 de outubro do VII Congresso de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS), na Universidade de Augsburgo, sob a liderança do professor Joachim Steffen. O evento reuniu cerca de 200 cientistas e professores, em sua maioria brasileiros, para discutir temas de dialetologia e sociolinguística.

As áreas temáticas abordadas no congresso abrangeram questões relacionadas ao estudo das línguas em contextos variados, incluindo aspectos de diversidade, contatos linguísticos, políticas e mudanças, além de homenagens a palestrantes de destaque. 

Polliana Labory Sattler, responsável pela Assessoria de Programas Científicos e Brasil do BAYLAT, representou a instituição e fez uma apresentação sobre os programas e as atividades do Centro. Ela destacou a importância da colaboração acadêmica e científica entre a Alemanha e a América Latina, ressaltando as oportunidades que estas sinergias geram para o desenvolvimento de projetos conjuntos e o intercâmbio de conhecimentos em diversas disciplinas. 

O professor Steffen também foi contemplado com financiamento da chamada FAPESP-BAYLAT para Workshops entre 2024 e 2026 em parceria com o professor Manoel Mourivaldo Almeida, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), com um projeto intitulado “Diversidade, Multilinguismo e Contato: Perspectivas Linguísticas, Socioculturais e Didáticas”.