Universidade de Kiel
A Universidade de Kiel (Christian-Albrechts–Universität zu Kiel-CAU) é uma instituição que se destaca pela pesquisa, com mais de 27 mil estudantes em 190 cursos e com aproximadamente 2 mil cientistas. Entre as disciplinas de suas oito faculdades surgem constantemente interfaces dinâmicas que se refletem em um perfil integrativo de pesquisa e ensino.
Além de contar com uma sólida área de pesquisa individual, a CAU criou quatro áreas interdisciplinares de pesquisa: ciências da vida, oceanografia, nanociência e ciência de superfície, além de sociologia, meio-ambiente e cultura em transição.
Estas áreas em destaque baseiam-se na cooperação entre disciplinas de excelência, no desenvolvimento conjunto de novas interfaces em pesquisa, no ensino, na promoção de jovens talentos, na transferência e igualdade de oportunidades, bem como através de colaborações bem-sucedidas a longo prazo com parceiros fora do meio universitário. Elas constituem a base para as duas áreas que possuem cluster de excelência: “Medicina de Precisão em Inflamações Crônicas” (PMI) e “ROOTS — Conectividade Social, Ambiental e Cultural em Sociedades Antigas”.
A CAU mantém um estreito relacionamento com universidades brasileiras e instituições de pesquisa, que há anos atuam nas áreas de oceanografia e geociência, romanística, geografia, hidrologia e direito. Em seu plano de expansão com o Brasil, a CAU pretende fortalecer o trabalho cooperativo que vem sendo realizado com a Sociedade de Desenvolvimento de Negócios e Transferência de Tecnologia Schleswig-Holstein (Wirtschaftsförderung und Technologietransfer Schleswig-Holstein GmbH – WTSH), que já mantém um escritório de representação em São Paulo desde 2008.