Aliança Universitária da Região do Ruhr
A Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr) reúne a Universität Duisburg-Essen, a Ruhr-Universität Bochum e a TU Dortmund University. São as melhores universidades da região, que figuram nos rankings mundiais e oferecem cursos em quase todas as áreas do conhecimento. Com aproximadamente 120 mil estudantes e 15 mil funcionários, docentes, pesquisadores e técnico-administrativos, a UA Ruhr, englobando toda a região do Ruhr, é um dos grandes centros de ciência e pesquisa na Alemanha. Os números recentes falam por si: a cada ano, mil doutores e 15 mil estudantes terminam os estudos. O orçamento anual conjunto é de 1,5 bilhão de euros, sendo cerca de 350 mil euros captados com terceiros.
Desde 2007, a UA Ruhr fomenta a cooperação das três universidades em áreas estratégicas. Já houve mais de 100 projetos conjuntos em pesquisa, docência e serviços. Isso desenvolveu uma cultura de cooperação, baseada em laços institucionais e pessoais. Assim, seguindo o lema “gemeinsam besser” (“juntos melhor”), a UA Ruhr oferece a seus membros e a seus visitantes, em uma região reconhecida por sua hospitalidade, oportunidades de colaboração e networking que fortalecem a sua reputação de excelência.
A Aliança Universitária da Região do Ruhr reúne, desde 2021, pesquisas internacionais de ponta sobre questões urgentes do futuro em quatro centros de pesquisa e uma faculdade. A iniciativa da Ruhr-Konferenz marca a região do Ruhr como uma metrópole do conhecimento, em consequência de seu intenso desenvolvimento. Aqui surgem oportunidades de carreira atrativas para cientistas de destaque. O intercâmbio internacional da UA Ruhr conta com diversas parcerias e cooperações com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e na América Latina. Como uma plataforma da Aliança Universitária, a Research Academy Ruhr, que desenvolve perspectivas e programas conjuntos para a promoção de jovens cientistas da Alemanha e do exterior. Os focos de pesquisa da UA Ruhr são a pesquisa de solvatação (ênfase em RESOLV), cadeia de materiais, metrópoles, transformação de sistemas energéticos e economia aplicada.