RWTH bem-sucedida em estratégia de excelência
A RWTH Aachen saiu-se vitoriosa no Programa de Estratégia de Excelência (Exzellenzstrategie) dos governos federal e estaduais alemães e será financiada como uma universidade de excelência nos próximos sete anos. “Este é um dia maravilhoso para a RWTH Aachen. Todos nós investimos muita energia na nossa candidatura e, como universidade, procuramos os melhores caminhos para chegar a esse resultado. Essa conquista aumenta significativamente o prestígio da RWTH em âmbito nacional e internacional”, explica o Reitor da RWTH, Professor Ulrich Rüdiger.
A RWTH Aachen é, portanto, uma das onze universidades premiadas na Alemanha. Em sua candidatura, no âmbito de “Universidade Interdisciplinar Integrada de Ciência e Tecnologia (Conhecimento, Impacto e Redes)” e durante a inspeção em janeiro de 2019, a RWTH Aachen conseguiu convencer a banca examinadora internacional, composta por especialistas nomeados pela Conferência Científica Conjunta do Governo Federal (GWK). “Fomos capazes de demonstrar o potencial da nossa universidade, assim como indicar uma forma sustentável para a sociedade”, explica o Professor Matthias Wessling, pró-reitor de Investigação e Estrutura desde agosto de 2018. “Podemos dizer que encontramos na RWTH Aachen uma abordagem inovadora que a coloca como uma universidade técnica, o que também foi apontado pelos especialistas. Isso nos dá uma força enorme para o futuro”, explica Wessling.
O núcleo da proposta da RWTH Aachen é a convergência de conhecimentos, métodos e descobertas, a fim de instituir e desenvolver sistemas complexos. No futuro, serão implementadas medidas para reforçar a profundidade técnica e as redes de conhecimento entre as disciplinas. Desta forma, será acelerada a convergência das ciências da vida e das ciências dos dados no panorama da investigação de Aachen.