Novas datas para Programa de Especialização em Indústria 4.0
O “Programa de Especialização em Indústria 4.0” teve alteração nas datas: o primeiro módulo, que será realizado em Berlim, na Alemanha, terá início no dia 23 de abril. E, por isso, o prazo para inscrição foi prorrogado até 20 de março.
A Aliança 4.0 decidiu adiar a capacitação, inicialmente prevista para março, a fim de favorecer àqueles que possuem interesse em participar da Hannover Messe, principal feira do mundo para tecnologia industrial e que acontece de 20 a 24 de abril.
Esta é a primeira ação da Aliança Brasil-Alemanha para Indústria 4.0, que é composta por quatro organizações: Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), Fraunhofer IPK, Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).
Com módulos teóricos e práticos, o curso conta ainda com a parceria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi concebido para apresentar o que há de mais avançado em Indústria 4.0, bem como para preparar os participantes a serem os agentes de transformação em suas empresas.
Além disso, tem como objetivo promover a cooperação entre os dois países e desenvolver novos projetos que vão ao encontro das demandas locais ligadas à Indústria 4.0.
O curso é composto por duas fases:
• Inspiration to i4.0 (23 até 29 de abril de 2020), que consiste em 5 dias de imersão no Fraunhofer IPK.
Nessa fase os participantes serão introduzidos ao conceito de Indústria 4.0, visitando laboratórios e centros de pesquisa e entendendo seus principais pilares e desafios, bem como a estratégia e as tecnologias necessárias para a transformação digital.
• Hands-on to i4.0, que consiste em três meses de mentoria e oferece aos participantes do curso a oportunidade de colocar na prática o que foi aprendido no primeiro módulo.
Nesse fase, os participantes desenvolverão um projeto-piloto para implementação em sua empresa com workshops e mentorias realizados no ITA, em São José dos Campos.